Nos dias de hoje, o preço, a qualidade e a experiência do clien-te são alguns dos aspetos mais valorizados na aquisição de um bem ou serviço. Porém, estamos a entrar numa nova era em que nada disto será suficiente. O ambiente social atual exige que as empresas contribuam para tornar o mundo um lugar melhor, procurando a sua razão de ser para além da rentabilidade. O que promoveu esta alteração de tendências? Embora tenha começado a ser observada desde há alguns anos uma evolução das preferências dos consumidores, esta situação foi significa-tivamente acelerada pelos desafios derivados da difícil situação decorrente da COVID-19. O consumidor deixou de se concentrar apenas no que é bom para si, enquanto indivíduo, para passar a desenvolver uma maior consciência coletiva. Este desenvolvimen-to levou as marcas a preocuparem-se com a sustentabilidade so-cial e ambiental. Neste novo contexto, todas as empresas que se queiram destacar devem ter um propósito para fundamentar a sua experiência, este deverá visar um impacto positivo na sociedade. O bem-estar da comunidade em que estão presentes, dos seus colaboradores, de outras partes interessadas, bem como as preocupações ambien-tais, são alguns dos compromissos assumidos pelas marcas que geram uma maior ligação com os consumidores.